O que é a capoeira?
A Capoeira é um estilo de luta criado por escravos africanos no Brasil. Ela combina velocidade, agilidade, acrobacias e música numa só arte marcial, abrindo espaço para que cada praticante desenvolva características próprias e se interesse por ela quer como método de defesa pessoal, quer pelos movimentos acrobáticos, quer pelos seus ritmos e energia contagiantes e pelo seu carácter de manifestação cultural.
Hector Caribé
O que melhor difere a capoeira das outras artes marciais é a sua musicalidade. É ela que estabelece o formato do jogo/luta na Roda, a harmonia entre os instrumentos, canto e palma promove um sentimento prazeroso e convida os atletas para um desempenho verdadeiramente inspirador. Portanto, ela detém uma responsabilidade enorme, para a qualidade da Roda.
O surgimento da arte capoeira é de uma nobreza e engenho sem igual. Quando os escravos africanos no Brasil se viram privados dos seus direitos fundamentais, como a liberdade, desenvolveram de forma camuflada, por via da música e dança, uma arte letal que contribuiu bastante para a abolição da escravatura. Apesar de toda sua complexidade, a grande magia da capoeira, é a simplicidade com que pode ser encarada. O melhor capoeirista não é o acrobata, o lutador, ou o cantador, contudo é um grande capoeirista, aquele que entende a sua essência e explorando-a como filosofia de vida, para a construção/manutenção de uma sociedade sã.
Origem da capoeira
Johann Moritz Rugendas
Quando falamos sobre a origem da Capoeira surge sempre a discussão acerca do local onde ela foi criada, porque mestres e estudiosos defendem que ela teve origem no Brasil, criada por escravos provenientes de África, outros defendem que ela nasceu em África e foi levada para o Brasil.
A hipótese mais plausível e hoje aceite pela maior parte, é a que diz que ela foi criada por escravos africanos (maioritariamente provenientes de Angola) no Brasil, e servia de instrumento de luta (defesa e ataque) pela liberdade, luta essa baseada em movimentos utilizados em rituais tribais e toda essa multiculturalidade deu origem à Capoeira.
A capoeira como desporto
Mestre Balu & Mestre Faísca | Evento 30 Anos Mestre Balú Portugal – 2015
Como desporto pode dizer-se que a Capoeira é um dos mais completos que existem, trabalhando o corpo na sua totalidade e permitindo que se obtenham melhorias físicas, a nível de velocidade, agilidade, elasticidade e força. A Capoeira incorpora todos estes aspectos e mais alguns, de tal modo que simples palavras não chegam para descrever a sua graciosidade. É uma forma de expressão, uma filosofia de vida, uma maneira de escapar do stress diário, que proporciona uma excelente condição física. Para a sua prática não são necessárias condições físicas especiais, o que significa que qualquer pessoa pode adquiri-las ou desenvolvê-las.
Patrimônio Cultural Imaterial de humanidade
Roda de Capoeira Baía de Luanda
Em 24 de novembro de 2014, durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda, que é realizada na sede da Unesco, em Paris, teve a inscrição para recebimento do título aprovada. Em 26 de novembro, a Unesco declara que a Roda de Capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.