RDA Capoeira
Mestre Balu
A Escola Rabo de Arraia Capoeira surgiu na Espanha, mais especificamente em Tenerife – Ilhas Canárias, em 04/02/1998 com o objetivo de desenvolver a capoeira mantendo as tradições e fundamentos da capoeira contemporânea praticada no Brasil, pelas mãos do Mestre Balú.
Sidnei da Conceição Rocha (Mestre Balu) começou a treinar em 1984 nas ruas do seu bairro em Brasília D.F, capital do Brasil, e em 1985 passou a treinar com Mestre Adilson e com o mesmo mestre permaneceu até se formar professor em 1992 e acaba por criar o Grupo Brasília Capoeira em 1994 devido ao encerramento das aulas de capoeira por parte do Mestre Adilson. Ainda em 1994, surge a oportunidade de viajar para a Espanha para uma temporada de shows, seguida de uma turnê por vários países europeus no ano de 1995, e ainda assim permaneceu com o trabalho de capoeira em Brasília até 1997, e só aquando do seu regresso para Espanha para se estabelecer definitivamente, decidiu criar o seu próprio grupo, o Rabo de Arraia (RDA) que se espalhou rapidamente para várias cidades da península e depois para outros países e já em 2004, o professor Balu tornou-se Mestre.
Hoje, a Escola RDA Capoeira desenvolve trabalhos em diversos países. Em 2023 completou 25 anos, e esse amadurecimento, aliado à formação de novos Mestres, motivou sua transformação em uma escola de capoeira com características e formação próprias. Porém, sempre foi mantido o princípio da excelência, ou seja, manter um ambiente propício para alunos, familiares e amigos.
Ao longo destes 25 anos, a construção desta obra sempre contou com o apoio técnico de grandes Mestres e profissionais. Já marcaram presença em grandes eventos como GINGA ESPAÑA (4 edições), CAPOEIRA CAPU (2 edições), GAROTA CAPOEIRA (3 edições), MUSICALIDADE (10 edições), 30 ANOS MESTRE BALU e 25 ANOS RDA, ARTE DO ENCONTRO, GINGA UCRÂNIA.
Além disso, houve inúmeras cerimônias de entrega de diplomas e participação em vários eventos de amigos.
Missão
A missão da Escola de Capoeira RDA é divulgar esta arte e outras actividades paralelas à cultura afro-brasileira, relaccionadas à sua história, entre os seus membros e produzir um intercâmbio com outras escolas e grupos interessados na prática da capoeira.
Origem da capoeira
A visão da Escola de Capoeira RDA é de ser referência no ensino da capoeira através de uma metodologia que busca construir confiança e capacitar nossos alunos. Nós nos esforçamos para construir uma comunidade inclusiva e diversificada onde todos, independentemente da idade, gênero, etnia ou habilidade, possam experimentar e se beneficiar da prática da Capoeira. Aspiramos ser um agente de mudança e desenvolvimento social, usando a Capoeira como ferramenta para fortalecer o sentimento de pertença, autoestima e cooperação entre os indivíduos.
Valores
Na Escola de Capoeira Rabo de Arraia, buscamos sempre fomentar um ambiente de aprendizado positivo e enriquecedor, baseado em valores fundamentais que unem a nossa comunidade. Para garantir o bem-estar de todos os nossos membros e promover uma experiência gratificante e autêntica na prática da capoeira, estabelecemos um código de ética que rege o comportamento e as interações entre alunos, professores e membros da comunidade.
Este conjunto de princípios reflecte nossa dedicação em defender a integridade da capoeira como arte marcial, desporto e expressão cultural, e nosso compromisso em proporcionar um ambiente inclusivo e respeitoso para todos que desejam participar. A seguir, apresentamos nossa lista que contém aquilo que são os valores fundamentais que compartilhamos como comunidade dentro da nossa escola de capoeira:
Trate todos os membros da comunidade da capoeira com respeito, independentemente de gênero, raça, orientação sexual, nível de habilidade ou nível de experiência.
Ser humilde na prática, reconhecer as habilidades e conquistas dos outros e estar aberto para aprender com todos, independentemente do seu nível.
Participar ativamente dos eventos e atividades da escola e da comunidade de capoeira, e contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento.
Promover um ambiente inclusivo e acolhedor para todas as pessoas interessadas em aprender capoeira, independentemente de sua origem ou habilidades.
Manter um comportamento disciplinado nos treinos e na roda, seguindo as orientações dos professores e professoras.
Priorize a segurança de todos os participantes, evitando movimentos que possam causar danos a você ou a outras pessoas.
Agir com honestidade e integridade em todas as interações dentro da escola e da comunidade de capoeira.
Manter um comportamento disciplinado nos treinos e na roda, seguindo as orientações dos professores e professoras.
Respeitar e divulgar a história, a música e as tradições da capoeira, compartilhando esse conhecimento com outras pessoas.
Esforçar-se para melhorar e crescer como capoeirista, tanto em habilidades técnicas quanto em valores pessoais.